quarta-feira, 31 de março de 2010
Há quem diga que escrever é um ato solitário.
Há quem diga que escrever é um dom que poucos têm.
Há quem diga que leitura e escrita, escrita e leitura são exercícios chatos e cansativos.
Ainda existem os que defendem a tese de que escrever é pura pretensão. É entender-se poeta. É incorporar-se gramático. É um caminho a parte.
Não sabemos ao certo o que esses argumentos têm de concreto, ou se muito dessas afirmações são pura crítica. Mais existem conceitos reais:
Escrever é sim um ato solitário. É o momento de reflexão ,de articulação de ideias e criação. Escrever é arte. Porém não precisa ser artista para escrever. Escrita é exercicio. Quanto mais se exercita, melhor se escreve, quanto mais se escreve, melhor se cria. Quanto mais se cria, mais se expressa e quanto mais se expressa, mas, bela a vida fica!
Fernando Pessoa disse:
"Há um tempo em que é preciso
abandonar as roupas usadas
Que já tem a forma do nosso corpo
E esquecer os nossos caminhos que
nos levam sempre aos mesmos lugares
É o tempo da travessia
E se não ousarmos fazê-la
Teremos ficado para sempre
À margem de nós mesmos"
Na escrita assim como em outras áreas artisticas para que se crie uma obra é preciso desnudar-se como disse o poeta e para se agregar conhecimento é preciso interligar as linguagens e experimentar novos saberes. Experimentos de dança/teatro...música/cinema...fotografia/design...literatura/circo...e experimentar em outras ordens. Isso é claro não é novo...é um fato real da contemporaneidade...o Experimental está aí...e tudo é permitido.
Aqui no blog Rock Alive também há propostas de junção das áreas e linguagens. E o resultado é uma rica diversidade cultural.
Prefiro pensar que todas as colocações iniciais desse texto levam-nos a pensar que pretensão não é escrever...Pretensão é fingir que a escrita não é tão importante...Há de se fazer ressalvas: Bandas fazem músicas, que geram letras...que são o quê? Texto! Grupos teatrais encenam e dramatizam desde pequenas cenas a grandes espetáculos e interpretam o quê? Texto!Cias de Dança coreografam ideias...expressam corporalmente ...e ideia...é o que mesmo? Texto!Literatura é essencialmente, o quê? Texto...A vida é dura, fria e cinza e aí é que vem a importância da Literatura, com ela a vida fica mais "ficcionada" e colorida. Por ela transformamos a realidade em fantasia e a fantasia imediatamente passa a ser realidade...e assim, "literando, filosofando, questionando, criticando" e com todos os outros gerúndios possíveis é que vamos perceber juntos o quanto Literatura é arte e o quanto essa arte é imprescindivel para nossa vida! Paremos por aqui...afinal é o primeiro post oficial depois do convite dos "Rock Alives"...Muito obrigada por esse convite...chega de escrever bobagens...mas como estamos tratando de Literatura vamos colocar um dos mestres para finalizar: "As vezes a gente acha que está falando bobagem e está fazendo poesia." - Mário Quintana -

2 comentários:

Ari Holtz disse...

Fantástico Marinês, a cada texto tenho mais certeza da riquesa que essa frente trará ao Coletivo, com certeza criaremos um trabalho forte nesse núcleo, fique bastante a vontade para apresentar idéias, desde sarais à publicações, o blog é um passo e nosso caminho traçaremos colaborativamente.
Muito legal!!
Grande Abraço!
Ari.

Marinês disse...

Obrigada Ari...estamos todos juntos nas ideias...

ideias coletivas....rsrrss

Postar um comentário

Rádio Rock Alive

Votem!!!

Passaram Aqui!

Campanhas

Vídeos de Eventos Rock Alive

Seguidores